Um pouco de nossa história

O cursinho popular, “Cursinho Pré-Universitário Psico-USP”, nasceu com a clara intenção de democratização do espaço público. Seus principais objetivos, descritos em seu Projeto Político-Pedagógico, são: levar aos jovens e adultos de camadas populares uma extensão dos conhecimentos produzidos pela universidade, aumentar as chances de entrada e permanência desses estudantes nas universidades públicas, bem como oferecer uma formação crítica sobre os deveres e direitos dos cidadãos.

Idealizado e coordenado por estudantes de psicologia, este projeto existe desde o ano de 1998 nas instalações do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Funciona em seu bloco didático e oferece aulas e outros serviços no período da noite – quando o prédio encontra-se ocioso pela ausência de curso noturno de graduação em psicologia.

Nos últimos anos, um dos objetivos dos universitários responsáveis pelo projeto tem sido a busca de fundos que reconheçam seu caráter de extensão universitária e possibilitem a gratuidade dos serviços à sociedade. Contamos atualmente no Instituto de Psicologia com o reconhecimento da legitimidade desse projeto social.

O Cursinho Pré-Universitário Psico-USP tem atendido especialmente a classe trabalhadora, diferenciando-se da imensa rede de cursinhos comerciais existentes, nos quais o público alvo é, em sua maioria, composto por estudantes recém-formados no Ensino Médio em escolas particulares. São acolhidos no Cursinho Pré-Universitário Psico-USP estudantes com trajetórias de vida as mais distintas: há os recém-formados no Ensino Médio, aqueles que se encontram afastados dos seus estudos por um período de tempo mais longo, trabalhadores, desempregados, ou seja, estudantes das mais variadas idades. Seu público é selecionado a partir de entrevistas sócio-econômicas, tendo como principais critérios a faixa de renda familiar e a formação em escolas públicas. E para fortalecer as possibilidades de ingresso na faculdade, o cursinho procura oferecer uma educação preparatória de boa qualidade, criando estratégias para superar algumas dificuldades básicas, fixando conteúdos pendentes, revisando e exercitando as matérias do Ensino Médio. De forma geral, trata-se de uma instituição alternativa ao modelo vigente nos cursinhos comerciais, que possibilita condição de ingresso no ensino superior àqueles que tiveram uma experiência educacional precária, sobretudo pública.

Além disso, o cursinho também oferece informações que estimulam a reflexão sobre os diferentes cursos superiores, as faculdades e as carreiras, colaborando para escolhas mais conscientizadas e um menor índice de abandono dos cursos. Além das aulas regulares, estão incluídas na grade horária atividades que buscam promover a reflexão sócio-política e estão embasadas no Projeto Político Pedagógico, contemplando a preocupação com a formação crítica dos estudantes, buscando ampliar, estimular e tornar habituais a discussão e a luta contra as desigualdades sociais, raciais e de gênero. Tudo isso vem sendo trabalhado por meio da desnaturalização dos acontecimentos, do resgate histórico e do debate de algumas questões como a discriminação, a exclusão de direitos, a participação política e a própria existência de vestibulares e cursinhos. Medidas com as quais esperamos colaborar para a construção de visões e práticas socialmente transformadoras de todos aqueles que participam de alguma forma desse projeto.